Camisinha - um bate papo sobre ela


1- Como colocar ?

Com o pênis rígido, sem lubrificantes, cremes ou pomadas, deve-se segurar a extremidade do preservativo para deixa-lo sem ar na ponta. Com isso, diminuimos as chances de “estourar a camisinha” e criamos espaço para acomodar o liquido ejaculado. O próximo passo é desenrolar a camisinha até a base do pênis.

2- Qual o tamanho ideal?

O preservativo pode variar em diâmetro, comprimento, espessura, material (com ou sem látex) e com ou sem espermicida. É importante encontrar o tamanho que mais se adequa ao seu pênis e ao seu grau de sensibilidade. Lembrando que as camisinhas mais espessas podem ser de grande utilidade para os que sofrem com a ejaculação precoce.

3- É possível engravidar mesmo usando camisinha ?

Sim. O método não é 100% mas se bem utilizado pode levar as chances a algo bem próximo de zero.

4- Tenho HPV e me foi recomendado utilizar camisinha sempre. Isso está correto ?

A camisinha não protege contra todas as DSTs e o HPV é um dos exemplos. Apesar disso, o uso da camisinha para prevenção de doenças sexualmente contagiosas é altamente indicado pois é o único método contraceptivo que acumula essa função.

5- “Ando sempre com uma camisinha na carteira e quando vou me aventurar uso 2 ao mesmo tempo.”

Essa frase dita por um paciente meu mostra como ainda precisamos falar bastante sobre esse assunto. Guardar a camisinha na carteira e submete-la a fricção, atrito e variações extremas de temperatura não é recomendado. Utilizar 2 camisinhas ao mesmo tempo também não é interessante. Essas práticas podem danificar a estrutura do material da camisinha e deixa-la com microfuros acabando com a principal caracteristica desse método que é ser uma barreira. Lembre-se que o mesmo raciocínio é válido quando a mulher estiver usando uma camisinha feminina.

6- Posso colocar a camisinha apenas quando for fazer a penetração ?

Devemos lembrar que a transmissão de DSTs se dá por contato com secreções e mucosas que podem estar presentes na boca, no ânus e na vagina. Portanto, a camisinha deve ser colocada desde o inicio das preliminares - mas o pênis tem que estar rígido. Colocar apenas na hora da penetração reduz a eficácia do método contraceptivo assim como sua função de barreira para DSTs.

7- Alguns pacientes relatam que a camisinha “estoura” com frequência durante a relação sexua.l

O principal fator que contribui para a ruptura da camisinha é a falta de lubrificação. O atrito exagerado pode romper sim o preservativo. Para evitar que isso aconteça é importante que a vagina esteja lubrificada (invista nas preliminares) e, caso a penetração seja anal - local onde não há uma lubrificação natural - pense em usar lubrificantes recomendados para esse fim. Caso a camisinha estoure, troque por uma nova.

IMPORTANTE: TENHA SEMPRE MAIS DE 1 CAMISINHA DISPONIVEL PARA CADA RELAÇÃO SEXUAL

Posts Em Destaque
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Telefone

Av das Américas 4666 - Sala 408

Centro Médico II do BarraShopping

CEP 22640-102 - Barra da Tijuca

Rio de Janeiro - Brasil

Celular do consultório

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
DR DANIEL HAMPL
CRM 52.81807-0
Daniel Hampl Whatsapp