Varicocele - Como isso pode atrasar a sua vida ?

Essa é principal causa de infertilidade masculina e deve ser tratada tão logo diagnosticada.
Apesar de apenas 15% dos homens sofrerem com a questão, a varicocele corresponde a quase 80% das causas de infertilidade masculina secundária.
A varicocele consiste na dilatação das veias responsáveis pela retirada (drenagem) do sangue dos testículos em direção ao coração e essa drenagem dificultada por essa dilatação pode trazer problemas: Dor e/ou infertilidade.
São várias as teorias que tentam justificar o motivo pelo qual essa dilatação traz consequências para a espermatogênese (formação dos espermatozóides). Lentificação do fluxo sangüíneo, aumento da temperatura local, maior concentração de radicais livres e menor concentração de oxigênio são apenas algumas delas.
A doença pode ser classificada de acordo com a sua apresentação clínica
Grau 1 = diagnóstico por exames de imagem (ultrassonografia)
Grau 2 = dilatação palpável
Grau 3 = dilatação visível a olho nú
mas classificação nem sempre está relacionado com a gravidade do caso pois é possível que um paciente com varicocele grau 1 tenha um espermograma (análise do sêmem) pior do que o outro com grau 3.
O tratamento é cirúrgico e está indicado quando há alteração do espermograma.
O maior objetivo e melhorar a qualidade do sêmem mas alguns fatores como a idade do paciente podem contribuir ou atrapalhar para o sucesso do tratamento.
A cirurgia, por outro lado, não é a melhor estratégia para o tratamento da dor relacionada a varicocele - converse bastante sobre isso com o seu urologista.
--//--
Esse post foi confeccionado por mim seguindo as orientações encontradas em literatura médica urológica (campbell), utilizando conceitos e orientações de artigos em pesquisa (Cochrane) e pesquisa em guidelines (AUA, EAU, SBU). Não é um artigo científico, não tem a pretensão de substituir consulta médica e tem caráter apenas elucidativo para quem busca maiores informações sobre o tema - Daniel Hampl
--//--
Tags: