HPV - Inconveniente e perigoso


O HPV é a doença sexualmente transmitida mais comum no mundo e não deve ser confundida com outras infecções virais como o HIV e o Herpes.

Existem vários subtipos do vírus cada um com suas características. Alguns costumam causar verrugas genitais e câncer e são com esses que precisamos nos preocupar.

Como ele é transmitido ?

Apesar de vários relatos de pacientes portadores do vírus que nunca tiveram contato sexual a forma de transmissão é essa. Contato do área contaminada com pele ou mucosas (boca, vagina, penis, anus, canal anal). O período entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas costuma ser muito variável sendo quase impossível determinar, no casal, quem se infectou primeiro. Aliás, qualquer pessoa sexualmente ativa está sujeita a ter a infecção pelo HPV, mesmo que tenha tido relações sexuais com apenas uma pessoa.

O que o HPV pode causar ?

Na maioria das vezes o paciente é portador do vírus sem que sinta ou perceba qualquer alteração. No entanto, alguns subtipos pode causar lesões verrucosas (verrugas genitais) ou lesões de mucosa que podem culminar no câncer.

A forma de apresentação das verrugas pode ser muito variável. Pode ser única ou múltipla, achatada ou verrucosa, pequena ou enorme…

Mas o HPV pode causar câncer ?

Sim. A relação da infecção por alguns subtipos do HPV está intimamente relacionada ao desenvolvimento de câncer de penis, vulva, vagina, colo uterino, anus, canal anal e boca.

O tempo entre a contaminação e o aparecimento do câncer pode ser de anos ou décadas. Não é possível dizer com certeza absoluta qual o paciente vai ou não desenvolver o câncer mas sabemos que problemas de saúde e imunológicos podem acelerar esse processo.

Posso evitar ou me proteger dessa contaminação ?

Existem inúmeras medidas que podem diminuir o risco de contaminação mas não é possível extinguir as chances. Medidas como vacinação, uso de preservativos e relações monogâmicas podem reduzir ajudar mas é importante saber que o uso do preservativo não deve ser utilizado com o único objetivo de impedir a contaminação pelo HPV. O preservativo ajuda na prevenção de contaminação por outras doenças sexualmente transmissíveis e pode ser um método anticoncepcional. No entanto, já que o vírus (HPV) contamina toda a área genital, fica claro que o preservativo não vai impedir 100% o contato sexual.

Quem deve se vacinar ?

Meninas de 9 a 15 anos, meninos de 11 a 15 anos e pacientes com HIV/aids, oncológicos e transplantados de 9 a 26 anos.

Como posso saber se sou portador do vírus ?

Não é recomendado nenhum teste para saber o “status HPV” assim como não temos um teste 100% aprovado para diagnosticar o HPV oral ou na faringe.

As mulheres ativas sexualmente devem regularmente fazer o rastreamento de consequências relacionadas à infecção pelo HPV no colo do útero independente se sentem sintomas ou se visualizam lesões externas.

Nos homens a peniscopia, apesar de criticada por muitos centros, possui papel importante em situações específicas. O importante é tratar as lesões visualizadas para diminuir o risco de transmissão e evitar evolução da doença.

Como eu trato as lesões causadas pelo HPV?

O tratamento é diferente entre os gêneros e pode variar de acordo com a localização anatômica da lesão. Alguns métodos podem ser utilizados em ambiente domiciliar, outros em consultório/clínica e alguns casos podem necessitar de internação hospitalar. É importante procurar o profissional especializado (Proctologista, Urologista ou Ginecologista) para definir a melhor estratégia para o seu caso.

--//--

Esse post foi confeccionado por mim seguindo as orientações encontradas em literatura médica urológica (campbell), utilizando conceitos e orientações de artigos em pesquisa (Cochrane) e pesquisa em guidelines AUA, EAU, SBU). Não é um artigo científico, não tem a pretensão de substituir consulta médica e tem caráter apenas elucidativo para quem busca maiores informações sobre o tema - Daniel Hampl

-//--

Posts Em Destaque
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Telefone

Av das Américas 4666 - Sala 408

Centro Médico II do BarraShopping

CEP 22640-102 - Barra da Tijuca

Rio de Janeiro - Brasil

Celular do consultório

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
DR DANIEL HAMPL
CRM 52.81807-0
Daniel Hampl Whatsapp