Fimose? Tenho que operar ? 🤔
Todo homem nasce com uma pele (prepúcio) que recobre a glande e tem função de proteger e umedecer o local.
Algumas influências culturais ou religiosas estimulam ou tornam "obrigatório" a realização do procedimento cirúrgico para a retirada do prepúcio = circuncisão ou postectomia.
Quando a cirurgia não é realizada na infância, as dúvidas costumam aparecer quando os meninos começam a frequentar banheiros ou vestiários.
"Eu tenho pele e o outro não tem ?"
"Meu pinto não é igual ao do meu amigo"
"Meu pinto é mais mole do que o do meu amigo"
"Essa pele me atrapalha?"
Os pais também possuem dúvidas em relação ao que fazer com o tal do prepúcio e vão protelando a consulta com o urologista até que o filho chegue na fase de iniciação sexual.
É comum que adolescentes e adultos cheguem ao consultório reclamando que "já que os pais não fizeram essa cirurgia quando eram crianças, decidiram resolver logo isso."
Por isso que é preciso esclarecer que o preprúcio é normal e retirá-lo na fase adulta é indicado quando a presença da pele contribui para ou determina doença.
Quais são as doenças mais comuns do prepucio ?
1- Balanopostite
Os fungos frequentemente aproveitam o ambiente protegido, quente e úmido da glande para se proliferarem. Essa proliferação irrita o local que fica vermelho, sensível, coçando e apresentando "rachaduras" principalmente após as relações sexuais. Essa doença é facilmente tratável mas também costuma ser recidivante.
A balanopostite de repetição pode indicar a retirada da pele do prepúcio e com isso desfazer o ambiente tão favorável para o crescimento dos fungos.
2- Fimose
Por vezes essa pele do prepúcio, que tem que ser elástica, fica mais rígida e dificulta muito a exposição da glande. Muitos homens reclamam da dificuldade de exposição principalmente quando o pênis está ereto.
Essa dificuldade de retração da pele para expor a glande não permite que o homem faça uma higiene local ideal e pode haver acúmulo de uma substância branca com mal cheiro (esmegma).
Esse estado de má higiene e inflação local crônica são facilitadores para a transmissão de doenças sexualmente relacionadas e fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pênis.
A postectomia está muito bem indicada nesses casos.
3- Parafimose
Fimose é a dificuldade exposição da glande e a parafimose acontece quando após a exposição, a pele não volta à sua posição normal. Isso faz com que a pele estrangule o pênis determine uma situação muito dolorosa.
A parafimose é uma urgência urológica. Procure a emergência caso isso aconteça !
Nem sempre a cirurgia resoluta (postectomia) é possível mas, logo após solucionada a emergência, o procedimento deve ser programado.
Portanto, o termo fimose é frequentemente mal utilizado pelos pacientes que possuem o prepúcio normal, sadio.
O importante é que haja uma consulta com o urologista para que você esclareça todas as suas dúvidas e mantenha um bom acompanhamento médico. O exame fisico é fundamental !
---
Esse post foi escrito por mim e não tem a menor pretensão de substituir uma consulta médica ou definir qualquer tipo de conduta terapêutica. Não é um artigo científico e tem o intuito apenas de levar informação de forma descontraída para quem busca conhecimento sobre o tema.
Daniel Hampl
---
Tags: