Cadê o ovo que estava aqui ?

Figura: Videolaparoscopia - Testículo esquerdo intra-abdominal na fase adulta
Os testículos podem não estar presentes na bolsa testicular no momento do nascimento mas essa descida deve ocorrer dentro dos primeiros 6 meses de vida.
Caso isso não ocorra, a correção dessa condição chamada criptorquidismo está indicada para preservar a função do órgão, facilitar o auto-exame e o exame clínico, manter a estética e evitar futuras complicações.
O testículo retrátil (que se "esconde" no canal ao longo do dia) e o criptorquídico são expostos a temperaturas mais altas em relação à temperatura mais amena da bolsa testicular. Esse aquecimento ao longo dos anos prejudica muito o órgão que pode sofrer serias complicações como:
Risco de subfertilidade ou infertilidade
Risco de desenvolvimento de câncer de testículo
A correção cirúrgica pode ser realizada com cirurgia aberta ou videolaparoscópica dependendo da posição do testículo ao longo do seu trajeto. No entanto, após a puberdade, o risco de desenvolvimento de câncer é 2 a 5x maior do que na população comum e a retirada do órgão, dependendo do caso, pode ser o melhor tratamento.
---
Esse post foi escrito por mim e não tem a menor pretensão de substituir uma consulta médica ou definir qualquer tipo de conduta terapêutica. Não é um artigo científico e tem o intuito apenas de levar informação de forma descontraída para quem busca conhecimento sobre o tema.
Daniel Hampl
---
Tags: